Fundação Lemann
Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação
Fundação Lemann

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação

Taught in Portuguese (Brazil)

25,100 already enrolled

Course

Gain insight into a topic and learn the fundamentals

Lilian Bacich
Fernando Mello Trevisani

Instructors: Lilian Bacich

4.9

(637 reviews)

Beginner level
No prior experience required
14 hours to complete
3 weeks at 4 hours a week
Flexible schedule
Learn at your own pace

Details to know

Shareable certificate

Add to your LinkedIn profile

Assessments

9 quizzes

See how employees at top companies are mastering in-demand skills

Placeholder
Placeholder

Earn a career certificate

Add this credential to your LinkedIn profile, resume, or CV

Share it on social media and in your performance review

Placeholder

There are 10 modules in this course

Muitos de vocês procuraram esse curso porque, certamente, fazem parte de um grupo de educadores que pretende inovar na educação. Acima de tudo, fazem parte de um grupo que acredita que muito do que existe precisa ser mantido, mas muito precisa ser modificado para que os estudantes aprendam mais e melhor. Conhecer diferentes experiências de uso integrado das tecnologias digitais e buscar inspiração para refletir sobre sua prática é o objetivo desse curso. O curso não tem a intenção, portanto, de apresentar soluções prontas, não há certo ou errado, mas há uma possibilidade de compartilhar com os pares experiências e conhecimentos, com a estrutura do curso promovendo situações para que esse movimento aconteça. Por ser um curso auto-instrucional, sem tutoria, a formação acontece entre pares e, dessa forma, a participação nos fóruns é essencial. Junte-se ao grupo e aproveite o curso!

What's included

1 video2 readings

Sabemos que o ensino considerado “tradicional”, mesmo nas melhores escolas, não dá mais conta, sozinho, das necessidades do aluno de hoje, como deu conta no passado. Um caminho possível é reunir o que há de melhor no ensino considerado “tradicional” com as vantagens do ensino online, misturando o melhor dos dois mundos! É sobre isso que iremos refletir nesta aula, vamos lá?

What's included

5 videos3 readings1 quiz

A postura do professor com o uso personalizado das tecnologias digitais não é a mesma que em uma aula tradicional. Aqui, quem deve estar no centro do processo de ensino e aprendizagem é o aluno, não o professor, que deve incentivar e propor atividades que valorizem as interações interpessoais. Para tanto, alguns papéis enraizados na escola precisam ser revistos. Outros papéis, por sua vez, precisam ser mantidos. Cabe ressaltar que, quando tratamos do protagonismo, vale a reflexão sobre o papel protagonista também do professor ao propor experiências de aprendizagem que deem conta da diversidade de estudantes da turma. A reflexão sobre a postura do professor é a proposta de estudo desta aula!

What's included

3 videos1 reading1 quiz

Em um ambiente de ensino híbrido e personalizado, os espaços da escola, principalmente a sala de aula, podem ser modificados e transformados em espaços que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. O modo como os espaços são organizados pode influenciar os papéis de todos os envolvidos nesse processo, possibilitando que objetivos pedagógicos sejam alcançados mais eficientemente a partir de um uso inteligente das oportunidades que cada ambiente e seu modo de organização proporcionam. Como aproveitar novos espaços e organizar os alunos para potencializar a aprendizagem? Vamos discutir sobre isso?

What's included

4 videos1 reading1 quiz

Uma das vantagens do uso de estratégias de personalização no modelo de ensino híbrido está na melhoria do engajamento dos alunos. Por ser algo novo para educadores e educandos, é esperado que a adaptação dos estudantes e do professor aconteça de forma gradativa, assim como será gradativa a apropriação dos elementos envolvidos em um modelo de ensino híbrido. Nesta aula, o foco será a reflexão sobre formas de possibilitar a autonomia do estudante, o engajamento com os pares e a personalização em um modelo de ensino híbrido.

What's included

6 videos2 readings1 quiz1 peer review

As tecnologias digitais já estão presentes nas escolas e dentro das salas de aulas de formas diferentes. Elas têm sido muito importantes na descoberta de novas maneiras de ensinar e aprender, possibilitando novos olhares para professores e alunos. Porém, somente inserir as tecnologias digitais em sala de aula não significa - e está longe de significar - que o ensino esteja sendo transformado. Deve-se refletir profundamente sobre quais recursos se quer inserir em sala de aula, em quais momentos inserir determinado recurso e, principalmente, como associá-los ao objetivo da aprendizagem que se pretende atingir! Essa será a proposta de reflexão desta aula! Vamos lá?

What's included

4 videos3 readings1 quiz

Em um ambiente de ensino híbrido e personalizado a proposta é que a avaliação seja ressignificada. Ela passa a expressar a existência de mais instrumentos no auxílio ao desenvolvimento do aluno. Da mesma maneira, a avaliação deixa de ocorrer em um ponto no fim do percurso e passa a ocorrer ao longo do processo. Seus resultados passam a prestar informações que ajudam o educador a intervir na trajetória de aprendizagem do aluno para que ele tenha mais sucesso! Vamos refletir sobre esta temática?

What's included

5 videos3 readings1 quiz

Qual o significado da expressão “cultura escolar”? Trata-se da cultura dos alunos? Trata-se de princípios e valores que definem a política pedagógica de uma escola? Ou seu sistema de gestão? Analisar as dimensões culturais dentro da escola e relacionar as suas modificações com novas práticas de ensino é a proposta desta aula. Vamos lá?

What's included

5 videos1 reading1 quiz

Quando falamos em escola, para muitos, a palavra gestão está associada apenas à figura do diretor. Administrar, gerenciar, direcionar, organizar, gerir, decidir e escolher os caminhos e os investimentos da escola são as atribuições que complementam essa associação. Será que a complexidade de uma gestão escolar pode ser atribuída apenas a uma pessoa ou a um cargo? Qual o papel na gestão em um processo de implementação do Ensino Híbrido? Vamos refletir sobre isso?

What's included

4 videos1 reading1 quiz1 peer review

Concluímos que o Ensino Híbrido busca discutir não somente sobre a inserção de tecnologias digitais em um plano de aula. Envolve uma análise metodológica sobre o melhor caminho a seguir, a percepção de que o aluno deve estar sempre no centro do processo e que, para isso, a postura do professor, a utilização do espaço, a ação da gestão escolar, a função da avaliação e a reflexão sobre a cultura devem ser analisadas. Lembre-se de que o curso não teve o objetivo de apresentar soluções prontas, mas de compartilhar com você experiências e conhecimentos para que todos possam aprender juntos! Também reforçamos que não há uma única forma de realizar essa implementação. Cada realidade exige uma compreensão e, a partir dela, o direcionamento de escolhas que podem fazer sentido em algumas condições e não em outras. Esperamos que tenha gostado dessa pequena jornada conosco! Agora, coloque a mão na massa e repense a sua prática pedagógica!

What's included

2 videos2 readings1 quiz

Instructors

Instructor ratings
4.8 (103 ratings)
Lilian Bacich
Fundação Lemann
1 Course25,100 learners
Fernando Mello Trevisani
Fundação Lemann
1 Course25,100 learners

Offered by

Recommended if you're interested in Education

Why people choose Coursera for their career

Felipe M.
Learner since 2018
"To be able to take courses at my own pace and rhythm has been an amazing experience. I can learn whenever it fits my schedule and mood."
Jennifer J.
Learner since 2020
"I directly applied the concepts and skills I learned from my courses to an exciting new project at work."
Larry W.
Learner since 2021
"When I need courses on topics that my university doesn't offer, Coursera is one of the best places to go."
Chaitanya A.
"Learning isn't just about being better at your job: it's so much more than that. Coursera allows me to learn without limits."

Learner reviews

Showing 3 of 637

4.9

637 reviews

  • 5 stars

    92.16%

  • 4 stars

    6.26%

  • 3 stars

    1.09%

  • 2 stars

    0.15%

  • 1 star

    0.31%

DS
5

Reviewed on Mar 23, 2022

FA
5

Reviewed on Feb 24, 2020

DF
5

Reviewed on Aug 21, 2020

Placeholder

Open new doors with Coursera Plus

Unlimited access to 7,000+ world-class courses, hands-on projects, and job-ready certificate programs - all included in your subscription

Advance your career with an online degree

Earn a degree from world-class universities - 100% online

Join over 3,400 global companies that choose Coursera for Business

Upskill your employees to excel in the digital economy

Frequently asked questions